quinta-feira, 25 de março de 2010

Crepúsculo

A comparação entre o filme e a obra
Crepúsculo é um filme de romance e fantasia, dirigido por Catherine Hardwicke que foi adaptado do primeiro livro da Saga se Stephenie Meyer, que fez sucesso de bilheteria e livraria. A história é sobre uma estudante Isabella Swan (Kristen Stewart) que se muda de Phoenix, onde morava com a sua mãe, e vai morar por um tempo com seu pai, Charlie Swan (Billy Burke), que há anos não o via. Neste período Bella acaba se apaixonando por Edward Cullen (Robert Pattinson), que é um vampiro; e o envolvimento dos dois coloca Bella em risco quando um novo grupo de vampiros chega a cidade de Forks, e resolve se instalar por lá, com hábitos diferentes da família Cullen, Bella acaba ficando no meio da disputa dos Vampiros. Uma história diferente, que mexe com a gente.
Normalmente os filmes adaptados de livros não conseguem superar o próprio livro, não são tão bons quanto o próprio livro. Com crepúsculo não foi diferente. O livro é espetacular, é um livro gostoso de ler, rápido, que nos prende a ele, fazendo a gente sempre querer mais e mais. Quando vi o filme, fiquei desapontada com Catherine, pois se por um ela soube escolher bem os atores para representar os personagens, em especial os dois principais Bella e Edward, sendo muito fiel na descrição do livro. Por outro, Catherine não conseguiu ser fiel a obra em relação ao enredo, exagerando em alguns aspectos, colocando muita ação, que não existia e tirando o romance que é o que faz a gente querer ler sem parar.
Concluindo, a saga do crepúsculo foi um sucesso, por seu cativante enredo, diferente e bom ao mesmo tempo, obtendo os dois atores principais, Robert Pattinson e Kristen Stewart o título de o novo casal de Hollywood. O que até hoje ainda causa suspiros de muitos fãs por onde eles passam, além de garantir o interesse pela produção dos outros três filmes.

Um comentário:

  1. Infelizmente adaptar um livro para as telas é uma tarefa hercúlea e sempre mal reconhecida. O livro, por mais detalhado que seja, sempre deixa a sua imaginação fazer parte da estória. Ver um filme é receber o pacote pronto dentro da imaginação da autor, nos tornando apenas passageiros passivos. Ainda não vi na tela uma reprodução digna do livro que a originou....Não sei se isso é bom ou ruim.

    ResponderExcluir